sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Alimentos permitidos (indução)

Retirado do livro do Dr. atkins


ALIMENTOS PERMITIDOS
CARNES

Bife
Porco
Carneiro
Bacon

PEIXES

Atum
Salmão
Linguado
lagosta
Truta
Solha
Mariscos
Mexilão
Camarão
Ostra

AVES
Frango
Peru
Ganso
Pato

OVOS

Exceções:
1) Outros tipos de carne no almoço.


2) Produtos que não são exclusivamente carne, peixe ou aves, tais como os chamados peixes de imitação (sabor de peixe).

Alimentos Geralmente Usados na Dieta de Indução:
QUEIJOS:

Permitidos todos os queijos curados e frescos, de leite de vaca e cabra. Todos, porém, contêm algum carboidrato e as quantidades são determinadas por esse fato. (Ver Contagem de Gramas de Carboidratos.)
Nada de queijo de dieta, queijos pastosos ou queijos feitos de soro de leite. Os que já tiveram infecção comprovada provocada por leveduras, alergia a produtos lácteos ou intolerância a queijos devem evitálos. Tampouco são permitidos produtos que imitam queijo.

VERDURAS PARA SALADAS:
Alface, Alface romana, Escarola, Rúcula, Endívia, Radicchio, Chicória, Azedinha, Mache, Bok Choy, Cebolinha, Salsa, Pepino, Rabanete, Funcho, Pimentas, Ervas para salada, endro tomilho, manjericão, coentro, alecrim, orégano, jicama, Posse Pied, Brotos de alfafa, Cogumelos, Erva-moura, Azeitonas


VERDURAS COM 10% OU MENOS DE CARBOIDRATOS:

Todas as verduras para salada listadas antes, mais:
Aspargo, Ruibarbo, Brotos de feijão, Feijão-verde, Cebolinha verde, Castanha-d'água, Repolho, Folhas de beterraba, Couve- flor, Acelga, Berinjela, Couve, Couve-rábano, Tomate, Cebola, Alho-poró, Espinafre, Abóbora, Abobrinha, Quiabo, Abóbora-moranga, Nabo, Abacate, Broto de bambu, Vagem de ervilha de neve, Chucrute, Couve, Folhas de dente-de-leão, Christophene, Brócolis, Abóbora-espaguete, Raiz de aipo


GUARNIÇÕES DE SALADA:

Bacon tostado esfarelado, Queijo picado, Gema de ovo cozida picada, Creme azedo, Cogumelos fritos em pedacinhos

ESPECIARIAS:

Todas, a gosto, mas certifique-se de que nelas não há açúcar.

TIRA-GOSTOS E ANTEPASTO:

Galantina, Baken-ets com queijo, queijo tipo parmesã, Coxinhas de galinha, Ovos à la diable, Almôndegas, Patê, Sardinha, Salsichas tipo coquetel, Camarão

BEBIDAS:
Água mineral, Seltzer com sabor/aroma, (fundamental: "Sem calorias"), Café ou chá descafeinado A cafeína não é permitida, Diet Soda, Chá gelado com adoçante, Os produtos de soda-laranja naturais e artificiais contêm um pouco de carboidrato e podem ser uma de suas opções para uns poucos gramas, Água de fonte, Club soda, Chá de ervas, (mas não cevada, tâmara, figo, açúcar), Bebidas à base de grãos
(isto é, imitação, substituto do café), não permitidas, Crystal Light ou outro tipo de pó sem, carboidrato para bebidas com sabor de frutas, Creme de leite (grosso ou ralo); mencionar a quantidade de carboidratos


GORDURAS E ÓLEOS:

Numerosos tipos de gordura, especialmente certos óleos, são essenciais à boa nutrição. Inclua uma fonte de AGL (ácido gama-linolênico), e os óleos que contêm ômega-3 (EPA, óleo de salmão, óleo de linhaça) são valiosos. São permitidos todos os óleos vegetais. Os melhores são os de canola, nozes, soja, gergelim, girassol, açafrão, especialmente se têm o rótulo "prensado a frio". A manteiga é permitida; a
margarina, não. A maionese é permitida, a menos que você tenha alergia a leveduras. A gordura contida na carne ou nas aves é permitida.


**
Para tempero de salada, use o óleo desejado e vinagre, suco de limão e especiarias. Queijo ralado, ovos picados, bacon e torresmo de porco podem ser acrescentados.

NOTA ESPECIAL SOBRE CARNE DE ÓRGÃOS:
Fígado e timo de vitela e cordeiro apresentam uma contagem moderada de carboidratos. Podem ser comidos com moderação.


ERROS COMUNS A EVITAR:
1. Note que a dieta de 14 dias não contém frutas, pão, cereais, verduras ricas em amido, e outros produtos lácteos que não queijo, creme de leite, ou manteiga.

2. Evite produtos dietéticos, a menos que contenham especificamente no rótulo a garantia "Isento de Carboidratos". A maioria dos alimentos dietéticos destina-se a dietas com restrição à gordura, e não a carboidrato.


3. O aviso "Não Contém Açúcar" é insuficiente. O produto precisa informar qual o conteúdo de carboidrato, e é por essa informação que você deve se orientar .


4. Numerosos produtos em que você não pensa normalmente como alimentos, como goma de mascar, xarope e comprimidos para tosse, estão cheios de açúcar ou outros adoçantes calóricos e devem ser evitados.

Um comentário:

  1. Olá,

    Seu texto na parte das bebidas está um pouco confuso. Já vi dietas onde o consumo de café, mesmo cafeinado, é discriminado. Qual o problema? Os refrigerantes diet e zero que contem zero carboidratos não foram citados. Há alguma restrição? E quanto as alcoolicas?

    Aguardo ansioso!

    Obrigado!

    ResponderExcluir