sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Alimentos permitidos (indução)

Retirado do livro do Dr. atkins


ALIMENTOS PERMITIDOS
CARNES

Bife
Porco
Carneiro
Bacon

PEIXES

Atum
Salmão
Linguado
lagosta
Truta
Solha
Mariscos
Mexilão
Camarão
Ostra

AVES
Frango
Peru
Ganso
Pato

OVOS

Exceções:
1) Outros tipos de carne no almoço.


2) Produtos que não são exclusivamente carne, peixe ou aves, tais como os chamados peixes de imitação (sabor de peixe).

Alimentos Geralmente Usados na Dieta de Indução:
QUEIJOS:

Permitidos todos os queijos curados e frescos, de leite de vaca e cabra. Todos, porém, contêm algum carboidrato e as quantidades são determinadas por esse fato. (Ver Contagem de Gramas de Carboidratos.)
Nada de queijo de dieta, queijos pastosos ou queijos feitos de soro de leite. Os que já tiveram infecção comprovada provocada por leveduras, alergia a produtos lácteos ou intolerância a queijos devem evitálos. Tampouco são permitidos produtos que imitam queijo.

VERDURAS PARA SALADAS:
Alface, Alface romana, Escarola, Rúcula, Endívia, Radicchio, Chicória, Azedinha, Mache, Bok Choy, Cebolinha, Salsa, Pepino, Rabanete, Funcho, Pimentas, Ervas para salada, endro tomilho, manjericão, coentro, alecrim, orégano, jicama, Posse Pied, Brotos de alfafa, Cogumelos, Erva-moura, Azeitonas


VERDURAS COM 10% OU MENOS DE CARBOIDRATOS:

Todas as verduras para salada listadas antes, mais:
Aspargo, Ruibarbo, Brotos de feijão, Feijão-verde, Cebolinha verde, Castanha-d'água, Repolho, Folhas de beterraba, Couve- flor, Acelga, Berinjela, Couve, Couve-rábano, Tomate, Cebola, Alho-poró, Espinafre, Abóbora, Abobrinha, Quiabo, Abóbora-moranga, Nabo, Abacate, Broto de bambu, Vagem de ervilha de neve, Chucrute, Couve, Folhas de dente-de-leão, Christophene, Brócolis, Abóbora-espaguete, Raiz de aipo


GUARNIÇÕES DE SALADA:

Bacon tostado esfarelado, Queijo picado, Gema de ovo cozida picada, Creme azedo, Cogumelos fritos em pedacinhos

ESPECIARIAS:

Todas, a gosto, mas certifique-se de que nelas não há açúcar.

TIRA-GOSTOS E ANTEPASTO:

Galantina, Baken-ets com queijo, queijo tipo parmesã, Coxinhas de galinha, Ovos à la diable, Almôndegas, Patê, Sardinha, Salsichas tipo coquetel, Camarão

BEBIDAS:
Água mineral, Seltzer com sabor/aroma, (fundamental: "Sem calorias"), Café ou chá descafeinado A cafeína não é permitida, Diet Soda, Chá gelado com adoçante, Os produtos de soda-laranja naturais e artificiais contêm um pouco de carboidrato e podem ser uma de suas opções para uns poucos gramas, Água de fonte, Club soda, Chá de ervas, (mas não cevada, tâmara, figo, açúcar), Bebidas à base de grãos
(isto é, imitação, substituto do café), não permitidas, Crystal Light ou outro tipo de pó sem, carboidrato para bebidas com sabor de frutas, Creme de leite (grosso ou ralo); mencionar a quantidade de carboidratos


GORDURAS E ÓLEOS:

Numerosos tipos de gordura, especialmente certos óleos, são essenciais à boa nutrição. Inclua uma fonte de AGL (ácido gama-linolênico), e os óleos que contêm ômega-3 (EPA, óleo de salmão, óleo de linhaça) são valiosos. São permitidos todos os óleos vegetais. Os melhores são os de canola, nozes, soja, gergelim, girassol, açafrão, especialmente se têm o rótulo "prensado a frio". A manteiga é permitida; a
margarina, não. A maionese é permitida, a menos que você tenha alergia a leveduras. A gordura contida na carne ou nas aves é permitida.


**
Para tempero de salada, use o óleo desejado e vinagre, suco de limão e especiarias. Queijo ralado, ovos picados, bacon e torresmo de porco podem ser acrescentados.

NOTA ESPECIAL SOBRE CARNE DE ÓRGÃOS:
Fígado e timo de vitela e cordeiro apresentam uma contagem moderada de carboidratos. Podem ser comidos com moderação.


ERROS COMUNS A EVITAR:
1. Note que a dieta de 14 dias não contém frutas, pão, cereais, verduras ricas em amido, e outros produtos lácteos que não queijo, creme de leite, ou manteiga.

2. Evite produtos dietéticos, a menos que contenham especificamente no rótulo a garantia "Isento de Carboidratos". A maioria dos alimentos dietéticos destina-se a dietas com restrição à gordura, e não a carboidrato.


3. O aviso "Não Contém Açúcar" é insuficiente. O produto precisa informar qual o conteúdo de carboidrato, e é por essa informação que você deve se orientar .


4. Numerosos produtos em que você não pensa normalmente como alimentos, como goma de mascar, xarope e comprimidos para tosse, estão cheios de açúcar ou outros adoçantes calóricos e devem ser evitados.

[LIVRO] - Regras da indução(entendendo a dieta)

Retirado do livro do Dr. Atkins

Antes de mais nada, quero dar boas-vindas a todos os recém-chegados que estarão tentando iniciar o livro neste ponto. A dieta de indução aqui apresentada é o prelúdio à dieta Atkins, não a própria dieta Atkins, embora venha a ser provavelmente analisada e reanalisada como se fosse e como se estas palavras jamais tivessem sido escritas. Meus críticos, sabendo muito bem que não podem vencer em uma quadra de dimensões oficiais, aproveitarão esta oportunidade para provar que ela é uma dieta desbalanceada, como se a palavra mágica ''balanceada'' representasse uma virtude, não um defeito.
A dieta de indução é corretiva. Tem como principal objetivo corrigir, com a rapidez possível, o metabolismo desbalanceado. Nenhum desbalanceamento pode ser corrigido adicionando-se balanceamento; isso só pode acontecer contrabalançando-o com uma correção desbalanceada.

A dieta de indução fará por você o seguinte:
1. Mudará eficientemente seu corpo, do estado de metabolismo que queima carboidratos para o de metabolismo que queima gordura (a sua!).
2. Estabilizará seu nível de açúcar e eliminará bruscamente uma infinidade de sintomas dehipoglicemia, que causam fadiga, alterações de estado de ânimo, confusão mental, períodos de fraqueza e coisas assim.
1. 3. Acabará, através de abstinência, e não de moderação, com suas ânsias por determinados tipos de comida
3. Romperá com padrões de alimentação viciantes em chocolate, açúcar, derivados de trigo ou milho, álcool, cafeína, glúten de cereais ou qualquer produto em que esteja viciada ou ao qual desenvolveu alergia.
4. Fará com que você experimente, em primeira mão, o que é vantagem metabólica.
5. Demonstrará quanta gordura você poderá queimar, ao mesmo tempo em que come à vontade, até mesmo luxuosamente.
Não obstante, atraente como seja, a dieta de indução não vai ser seu regime por toda a vida. Este será determinado por uma série de passos que lhe ensinarei a dar, de modo que a dieta seja finalmente ajustada para produzir o melhor equilíbrio possível entre suas respostas metabólicas, gosto em matéria de alimentos, estilo de vida e perfil de saúde total, na medida em que a mesma se relaciona com a dieta, como acontece na maioria dos casos.
As Regras da Dieta de Indução
1. A dieta não deve contar mais de 20 g de carboidratos por dia. No caso da maioria das pessoas, a indução da cetose/ lipólise pode ser conseguida com esse consumo, que permite, aproximadamente, 3 xícaras de verduras de salada (frouxamente arrumadas, não compactas) ou 2 xícaras de salada comum, mais 2/3 de xícara de verduras cozidas na categoria abaixo de 10% de carboidratos.
2. Você não está mais numa dieta quantitativa. Por isso mesmo, deve ajustar a quantidade ao apetite. Quando estiver com fome, coma o volume que o deixe satisfeito, sem se sentir empanzinado.
3. Está, contudo, em uma dieta qualitativa. Isso significa que se o alimento não está na dieta, não deve absolutamente ingeri-lo. A racionalização "só esse pouquinho não vai fazer mal" é o beijo da morte nesta dieta. Viciados vão descobrir que esta regra constrói rapidamente caráter.
4. A dieta consistirá de proteínas puras (não muitas delas existentes na natureza, contudo), gorduras puras (isto significa que manteiga, azeite de oliva e maionese são permitidos) e combinações de proteína e gordura (esta é a viga mestra da dieta). Nela não estão alimentos que são proteína-e carboidrato e gordura-e-carboidrato, porque os carboidratos estão fora desta dieta.
5. Utilizando uma tabela de contagem de gramas de carboidratos, podemos descobrir outras combinações que totalizam menos de 20 g dos mesmos. Podemos usar alimentos como nozes, sementes, azeitonas, abacate, queijos, creme de leite e leite azedo, limão e suco de lima e alimentos de dieta com baixo teor de carboidratos. Mas não suponha que esses alimentos têm baixo teor, a menos que conheça com absoluta certeza o conteúdo de carboidrato na porção que está comendo. Na tabela Contagem em Grama de Carboidratos darei o conteúdo de carboidratos, em gramas, dos alimentos que você poderá incluir na dieta de indução de 14 dias, bem como nos níveis, mais liberais, da dieta que estará observando quando seguindo seu piano de regime por toda a vida.
Na dieta permanente, logo que terminado o exame de direção de 14 dias que vai iniciar agora -logo que, na verdade, seja um sucesso em matéria de dieta e esteja saboreando a dieta Atkins de Manutenção por toda a vida -, a de indução ainda servirá a um fim. Será um mecanismo de partida permitindo-lhe - quando necessário - voltar ao controle da situação, reiniciando a dieta no nível em que inicialmente teve sucesso. Quando você, por qualquer boa (ou má) razão, tiver quebrado a dieta permanente, voltará à dieta de indução e, como se fosse um sistema de ignição de automóvel, ela ligará seu motor e o colocará rodando novamente na estrada.
Para esta última finalidade, nos belos dias que virão, quando tiver atingido o peso ideal e derrapado por um momento, não será mais necessário mantê-la durante duas semanas. Terá apenas que segui-la até que ocorra a cetose/lipólise máxima, o que acontecerá com a supressão completa do apetite. O que isso significa você vai saber agora.